Blog do Mardem: TCU condena vereador João Matos a devolver 767.117,64 aos cofres do CREMEC

Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

TCU condena vereador João Matos a devolver 767.117,64 aos cofres do CREMEC




O vereador do município de Tejuçuoca, João Mota Matos, foi condenado pelo TCU a restituir aos cofres do Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC) a quantia de R$ 767.117,64, fruto do pagamento de anuidades, apropriados indevidamente enquanto o parlamentar ocupou o cargo de tesoureiro do órgão no período compreendido entre janeiro de 2003 a julho de 2007. Esses valores devem ser devolvidos adicionados de atualização monetária. O tribunal aplicou ainda multa de R$ 20 mil ao réu. Os ministros do TCU rejeitaram as alegações de defesa apresentadas por João Mota Matos e acolheram parcialmente as razões de justificativa apresentadas por Lino Antônio Cavalcanti Holanda (presidente do Cremec de outubro de 1998 a setembro de 2003), Ivan de Araújo Moura Fé (tesoureiro no mesmo período e presidente de outubro de 2003 a setembro de 2008), Frederico Jorge de Castro Brito (contador da entidade), Rafael Dias Marques Nogueira (primeiro-tesoureiro na gestão 2003-2008) e Urico Gadelha de Oliveira Neto (segundo-tesoureiro na mesma gestão), réus solidários no processo. A sentença autoriza ainda a cobrança judicial das dívidas e o parcelamento dos valores a pagar em até 24 (vinte e quatro) parcelas. A decisão do TCU foi publicada no Diário Oficial da União em 12 de julho de 2011.

Confira no link abaixo a íntegra do Acórdão:

Um comentário:

  1. Agora tu imagina se este cidadão, de bem, tivesse sido eleito prefeito de Tejuçuoca, seinão, acho que a devolução sería bem maior. E a ação criminal, existe? Apropriação indebita ainda está tipificada no velho, mas em vigor, CP.

    Luciano
    Macapá-Ap

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Web Analytics